top of page

Entenda o que são Holdings



Uma das formas mais usuais de planejamento sucessório é a criação de empresas conhecidas como holdings familiares ou holdings patrimoniais.


Holding é um tipo de sociedade que tem como objetivo deter o controle de um determinado patrimônio. Esse patrimônio pode ser constituído por bens móveis, imóveis ou quotas de participação em outras sociedades.


Constituir uma holding é uma importante forma de organização e proteção do patrimônio familiar. Ela facilita o planejamento sucessório, permitindo a concentração dos negócios de modo a colocá-los sob regras pré-estabelecidas e gestão profissionalizada, além de permitir benefícios tributários.


De modo geral, essa constituição pode se dar com as pessoas físicas integralizando o capital da sociedade por meio da transferência de bens e direitos que estão em seu nome à holding e, posteriormente, realizando a doação de quotas de participação da sociedade entre os sócios e herdeiros.


É importante ressaltar que, apesar da doação das quotas aos herdeiros, os proprietários poderão manter, de forma vitalícia, o controle sobre a gestão dos negócios da sociedade e sobre os rendimentos que ela gerar, através do estabelecimento de reserva de usufruto no ato da doação.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page