top of page
Image by Charles Forerunner

Planejamento Patrimonial da Família

A maioria das famílias brasileiras formou patrimônio há poucas décadas e boa parte delas não tem consciência de que o inventário pode ser um problema pelo fato de não ter ainda vivido essa experiência. É essencial que essas famílias busquem caminhos para assegurar a perpetuidade e adequada destinação dos bens que adquiriu ao longo de sua vida.


Uma holding familiar é uma das formas mais eficazes e econômicas de organizar o patrimônio de uma família em uma pessoa jurídica, permitindo planejamento financeiro, tributário e sucessório mais eficiente, proteção do patrimônio contra dívidas futuras, prevenção de conflitos entre herdeiros e litígios judiciais, minimização da burocracia do inventário e da carga tributária na sucessão.


A holding familiar pode evitar que uma família perca parte do seu patrimônio e enfrente conflitos na hora de fazer o inventário. A holding familiar consiste em transferir os bens para uma instituição que fica sob o controle do dono, mas que passa automaticamente para os herdeiros quando ele morre. Assim, não há necessidade de abrir inventário nem de discutir sobre herança. 


Ao criar uma holding familiar, o proprietário do patrimônio garante a proteção dos bens da família em eventual penhora contra um de seus membros, evita a comunicação dos bens com cônjuges em caso de divórcio, faz com que as quotas doadas retornem em caso de falecimento precoce de um filho, mantém para si a administração permanente sobre o patrimônio e o direito aos frutos por ele gerados e ainda tem a possibilidade de se arrepender e desfazer o que foi feito.

Holding Familiar

Contrato Social /

Acordo de Sócios

Planejamento Tributário

Testamento / Inventário

Image by Austin Distel
bottom of page