top of page

Crise financeira e seus remédios



A reestruturação financeira consiste na implementação de um conjunto de práticas que visam a melhoria de resultados de uma empresa. E existem alguns sintomas que indicam a necessidade de uma reestruturação:


- As margens de lucro da empresa estão cada vez menores ou já começam a apresentar prejuízo

- O endividamento bancário está aumentando de maneira constante

- O faturamento está em declínio

- Há dificuldades em cumprir obrigações

- Há difuculdades em pagar e dimunuir os custos fixos.


Ainda nessa linha sobre dificuldades financeiras, temos também a figura do Turnaround. Essa prática segue o mesmo raciocínio da Reestruturação, ou seja, faz-se necessário para equalizar as finanças de uma empresa. Porém, com uma diferença fundamental: o Turnaround mostra-se necessário quando a empresa já apresenta dificuldades agudas, seríssimas para operar. Não temos mais um conjunto sintomas para serem tratados, mas sim a plena instalação da crise financeira. Os remédios são um pouco mais amargos, porém necessários. Nesse quadro as medidas para recuperar a saúde financeira da empresa costumam ser mais urgentes, permeadas de decisões mais difíceis e vitais para o negócio.


Nos dois casos, o tomador de decisões precisa ter a serenidade para buscar apoio e vontade para implementar mudanças. Afinal de contas, é a vida da empresa que está em jogo.


Por fim, uma reflexão: as crises financeiras se formam vagarosamente, pois são alimentadas ao longo de certo tempo. Mas quando se apresentam, ou seja, são constatadas pelo empresário, se apresentam vorazes na multiplicação de problemas. Fique de olho.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page