Image by Charles Forerunner

Finanças Estratégicas

Toda empresa tem sua Missão. Algumas se esforçam para traduzi-la em uma frase e divulgá-la a todos os seus públicos de modo a induzi-los a agir nessa direção.

Porém, toda empresa tem também uma meta a alcançar, sem a qual ela não conseguiria cumprir sua missão; ela precisa ser RENTÁVEL. A RENTABILIDADE é fruto do retorno que ela obtém com o investimento que faz em seus ativos e tem dois propósitos fundamentais:

1) manter suas operações e permitir seu crescimento;

2) remunerar os sócios pelo capital investido no negócio.

A forma como os ativos da empresa são financiados, seja por suas operações, por aportes dos sócios ou por empréstimos remunerados é determinante para o cálculo da sua rentabilidade. É preciso, portanto, estar atento à chamada Estrutura de Capital, que é a composição das fontes de financiamento do negócio.

A abordagem de Finanças Estratégicas da Tríplice Consultores lança o olhar, portanto, sobre as três dimensões que subsidiam as decisões financeiras mais importantes de qualquer empresa: o retorno sobre o INVESTIMENTO nos seus ativos, a estrutura de FINANCIAMENTO dos ativos, e a DISTRIBUIÇÃO/RETENÇÃO DOS LUCROS, que define a proporção dos lucros que será reinvestida na empresa ou distribuída aos sócios.

Gestão dos resultados

  • lucratividade

Estrutura de capital

  • financiamento

Gestão do Curto Prazo

  • Caixa

  • Capital de Giro

Image by Austin Distel